Música ajuda crianças com dificuldade em matemática, diz estudo

De acordo com a pesquisa, os benefícios da música na aprendizagem se mostraram mais eficazes para crianças mais novas

A matemática é uma das matérias mais temidas por muitos. Mas ela não precisa ser “um bicho de sete cabeças”, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29/6). O estudo, realizado pela Universidade Antalya Belek, na Turquia, revelou que as crianças, especialmente as mais novas, se saem melhor em matemática quando a disciplina é aliada à música.

Leia Também: Análise: Paternidade, a viagem mais louca de um homem

Os pesquisadores reuniram dados de 78 mil jovens, desde alunos do jardim de infância até estudantes universitários, que participaram de 55 estudos, ao longo de cinco décadas, em todo o mundo. O estudo indicou que a música pode ter um efeito especialmente benéfico nas crianças mais novas aprendendo aritmética básica.

Crianças e jovens que participaram de três tipos de intervenção musical foram avaliadas. A primeira foi uma aula típica de música, na qual as crianças cantam, ouvem e compõem músicas. A segunda foi uma intervenção musical instrumental, em que as crianças aprenderam a tocar instrumentos musicais individualmente ou em banda. E por último, uma intervenção musical-matemática, em que a música foi integrada nas aulas de matemática.

Para avaliar o efeito da música na aprendizagem, os alunos fizeram provas de matemática antes e depois de participar das intervenções. A mudança nas notas foi comparada com a de jovens que não participaram das atividades musicais. O uso da música foi associado a uma melhora em matemática ao longo do tempo em aulas específicas ou como parte das aulas de matemática.

Resultados

De acordo com o estudo, 73% dos alunos que participaram das aulas que integraram música e matemática tiveram um desempenho significativamente melhor do que os jovens que não tiveram qualquer tipo de intervenção musical. Cerca de 69 % dos alunos que aprenderam a tocar instrumentos e 58 % dos alunos que tiveram aulas normais de música também melhoraram mais em suas provas de matemática do que os alunos sem intervenção musical.

Além de melhorar o desempenho na disciplina, os pesquisadores acreditam que a música pode tornar a matéria mais agradável, manter os alunos envolvidos e ajudar a aliviar medos ou ansiedades. Os resultados também sugerem que a música ajuda mais no aprendizado da aritmética do que outros tipos de matemática e tem um impacto maior nos alunos mais jovens e naqueles que aprendem conceitos matemáticos mais básicos, disseram os pesquisadores.

Recentes

PMDF oferece equoterapia gratuitamente; Saiba como se inscrever

Vagas são distribuídas entre alunos de escolas públicas, dependentes...

Senado aprova o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil

O objetivo é destacar a importância de prevenir o...

Afogamento é a principal causa de mortes infantis. Saiba previnir

Ambientes aquaticos como mares, rios e piscinas não são...

Alunos da rede pública do DF participam palestra sobre responsabilidade ecológica

  O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas...

Newsletter

Veja também...

PMDF oferece equoterapia gratuitamente; Saiba como se inscrever

Vagas são distribuídas entre alunos de escolas públicas, dependentes...

Um pedido emocionado de desculpas: “Helena, perdoe o papai”

Em casa, temos uma regra: se a Helena (7...

Canção ‘Baby Shark’ arrecada mais de R$ 110 milhões no YouTube

A canção infantil é a mais assistida na história...

Senado aprova o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil

O objetivo é destacar a importância de prevenir o...

Parece a história de uma mãe, mas é a minha história

Casei-me com uma ex-aluna de faculdade. A mais brilhante...

PMDF oferece equoterapia gratuitamente; Saiba como se inscrever

Vagas são distribuídas entre alunos de escolas públicas, dependentes de policiais e comunidade Os alunos do projeto de equoterapia e equitação do Regimento Montado da...

Senado aprova o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil

O objetivo é destacar a importância de prevenir o afogamento infantil.  De acordo com estatísticas, pelo menos 1.480 crianças são, anualmente, vítimas de afogamento. O...

Afogamento é a principal causa de mortes infantis. Saiba previnir

Ambientes aquaticos como mares, rios e piscinas não são as únicas zonas de perigo. É importante estar atento também aos objetos do cotidiano A época...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui